segunda-feira, setembro 27, 2004

"Morreste-me" de José Luís Peixoto


deadcandance Posted by Hello

A P. uma minha pessoa deu-me já faz uns anos valentes o "Morreste-me" do José Luís Peixoto, autor conhecido publicamente neste último ano pela aparição de um livro/disco "Antídoto" co-autoria dos Moonspell. Dois antídotos para um mesmo veneno. Embora deva confessar que toda esta obscuridade não faz parte da minha pele. O que vale é a letra, a história de um filho que vive, acabado, com a morte do pai. O furtar das suas memórias. Da seca terra do Alentejo.

«E o que torna extraordinário o texto de José Luís Peixoto é a sua capacidade de avançar por esta nebulosa de sentimentos e de angústias, evitando sempre cair num qualquer tipo de retórica emocional. A sua comoção é sem limites, mas não transborda. E o seu lirismo apenas reforça a melancolia deste desamparado requiem para uma só voz» - dele afirmou José Mário Silva , no DNA.

"Regressei hoje a esta terra agora cruel. A nossa terra, pai. E tudo como se continuasse. Diante de mim, as ruas varridas, o sol enegrecido de luz a limpar as casas, a branquear a cal; e o tempo parado, o tempo entristecido e muito mais triste do que quando os teus olhos, claros de névoa e maresia distante fresca, engoliam esta luz agora cruel, quando os teus olhos falavam alto e o mundo não queria ser mais que existir. E, no entanto, tudo como se continuasse. O silêncio fluvial, a vida cruel por ser vida. Como no hospital. Dizia nunca esquecerei, e hoje lembro-me. Rostos tornados desconhecidos, desfigurados na minha certeza de perder-te, no meu desespero desespero. Como no hospital. Não acredito que possas ter esquecido."

José Luis Peixoto, in morreste-me, pág 7

1 Comments:

Blogger julie said...

Bebi este livro em poucas horas, numa das muitas visitas à fnac. Magoou-me bastante na altura, talvez por ver ali o meu avô. Por ver o que senti na morte do meu avô. A doença, a dor, o fim.

É um grande livro que vale a pena ter.

2:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit Counter

Track referers to your site with referer.org free referrer feed.